1ª Escola Gay do Brasil oferece cursos técnicos para homossexuais entre 12 e 18 anos. Escola Jovem LGTB.

Educação, GLS

1ª escola gay para jovens homossexuais no Brasil.

A partir de janeiro de 2010, a primeira escola brasileira voltada ao público homossexual estará funcionando. Trata-se da Escola Jovem LGTB (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais), com sede em Campinas, São Paulo, a 93 km da capital paulista, fruto do convênio firmado entre a ONG E-Jovem, o Ministério da Cultura e o Governo do Estado de São Paulo. O projeto da Escola Jovem LGTB foi um dos 300 vencedores do editalPontos de Cultura”.

Serão oferecidos cursos técnicos gratuitos com duração de 3 anos. Cursos para formação de drag queens, criação de revistas, cinema, TV, teatro, música e dança.

Os alunos homossexuais entre 12 e 18 anos também terão aulas de Expressão Artística, Expressão Cênica e Expressão Literária. E, todo o material que for produzido pelos alunos durante o curso, será divulgado no Estado de São Paulo, sejam DVDs, CDs, livros, peças teatrais, revistas e shows de drag queens.

A direção da Escola Jovem LGTB não exclui os alunos heterossexuais, como também não exclui alunos acima da faixa dos 18 anos. A prioridade será para os jovens entre 12 e 18 anos, mas havendo vagas, serão disponibilizadas, independentes da opção sexual e idade.

Inicialmente a Escola Jovem LGTB vai trabalhar a formação de três turmas de no mínimo 20 alunos, cada turma, iniciando o ano letivo no mês de março de 2010. Mas as inscrições iniciam-se em janeiro, logo. Fique atento se você tem interesse. Para estudantes de fora de Campinas, haverá uma seleção para bolsistas, com custeio de alimentação e passagens. Procure saber mais informações pelo e-mail da escola: escola@e-jovem.com.

O convênio da Escola Jovem LGTB com o Governo de São Paulo e o Ministério da Cultura vai durar o tempo de três anos, o mesmo tempo da duração dos cursos técnicos oferecidos. O contrato já foi assinado desde 16 de dezembro.

O Ministério da Cultura e o Governo de São Paulo lançaram o edital com o objetivo de apoiar iniciativas de fomento, difusão, produção e formação cultural. Concorreram mais de 1.100 projetos de 249 cidades de São Paulo. 300 venceram e receberão 180 mil em três anos. Um dos projetos vencedores foi o projeto da escola do Grupo E-jovem de Adolescentes Gays, Lésbicas e Aliados, que desde 2001 desenvolve cursos livres e atividades voltadas à juventude gay de Campinas.

A Escola Jovem LGTB, segundo o seu diretor Deco Ribeiro (foto), dará o apoio necessário para o fortalecimento da auto-estima e auto-aceitação através de cursos voltados às artes. Existe a intenção de combater a homofobia e abrir discussão sobre a educação voltada ao adolescente homossexual, que nas escolas tradicionais sofrem preconceito.

“Queremos dar ferramentas para o jovem gay poder se expressar para a sociedade. Vai ser um espaço aberto para o jovem expressar sua sexualidade”, declara Deco Ribeiro, 37 anos, diretor da escola, jornalista e educador.

Conheça o site do E-Jovem, clicando neste link.

Fonte: Terra, G1, R7, Gifmania, Google.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top