828m tem a maior torre do mundo. Chama-se Burj Khalifa e fica em Dubai, Emirados Árabes.

Bizarros, Educação

A maior torre do mundo.

Reportagem exibida no Fantástico da Rede Globo. No início de 2010, em Dubai, Emirados Árabes, foi inaugurado o edifício mais alto do mundo. A obra mais alta já construída pelo homem chama-se Burj Khalifa, e foi apelidada de Burj Dubai, traduzindo: Torre de Dubai. O prédio tem 828 m de aço e concreto por dentro, e vidro e alumínio por fora.

Comparativamente: 2 Empire Stateprédio mais alto de Nova York com 443,2 m; 5 Mirante do Valeedifício mais alto de São Paulo, com 170 m; A Torre de Dubai consegue ser maior que o Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro que tem 710 m ou 748 m incluindo a estátua do Cristo Redentor.

 

12 mil operários levantaram a torre mais alta do mundo durante 5 anos e meio. São 167 andares com 57 elevadores que se deslocam a 64 km/h. A Torre de Dubai inaugurada no dia 4 de janeiro de 2010, possui os elevadores mais rápidos do mundo. Do alto da Torre de Dubai, o vento chega a 198 km/h.

O prédio está aberto para visitação e o ingresso na semana de inauguração, custou cerca de 200 reais por pessoa. Somente a partir de fevereiro é que a Torre de Dubai será ocupada pelos seus compradores/ moradores.

“De um lado é deserto, do outro, o Golfo Pérsico e uma área toda arborizada, lindíssimo”, comenta ao Fantástico, a professora brasileira Maria Saiko.

A iluminação noturna da Torre de Dubai conta com bailarinas de água, na maior fonte dançante do mundo. Conheça em detalhes o edifício mais alto do mundo assistindo a reportagem do Fantástico sobre a Torre de Dubai.

 

Fonte: G1, Globo Vídeo, Fantástico, Rede Globo, Google.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top