Amazônia. Boi Garantido vence o 44º Festival Folclórico de Parintins.

Amazônia, Beleza, Histórias do Valdikim, Humor, Notícias, Turismo

Vitória da “Emoção” do Garantido em 2009.

Histórias do Valdikim – Chuá, chuá, chuá, saem do Rio Amazonas os correspondentes do BlogdoValdikim no Festival de Parintins: a Boiúna Cobra Grande, com os seus 50 anos, o Boto Cor-de-Rosa, um morenaço de 29 anos e a Sereia de Manaus, uma bela ninfeta amazonense de 21 aninhos.

Isso mesmo seu narrador, estamos aqui para comunicar a vitória do Boi Garantido no 44º Festival Folclórico de Parintins. Desabafa a Boiúna. Não é possível que até o narrador vá puxar o rabo da Sereia!

Hoje ela esta descompensada, arremata a Sereia de Manaus. Enlouqueceu!

Com 1.255,7 pontos vence o vermelho do Boi Garantido.

O contrário, o Caprichoso, alcançou 1.250,9. Quase cinco pontos de frente, precisamente 4,8 pontos  garantiram a vitória vermelha do GARANTIDO!, disse a Boiúna interrompendo a Sereia, e continua: o Boi branco de coração vermelho na testa, o Boi Garantido, o Boi do Boto Cor-de-Rosa, venceu!

Estou super feliz com a sua vitória Boto, afinal você saiu no Garantido e se superou. Não deu pra você dessa vez Sereinha. Eu tava louca para olhar pra sua cara de derrotada.

Mas pelo amor de Deus. Que loucura! Vocês vão ficar brigando? Disse o Boto.

Pode chamar de Boiunão a vontade, porque você perdeu! Perdeu! Perdeu!

Venceu o Boi Garantido! Garantido! Garantido!

Parem com isso meninas! Vamos falar da festa, interrompe o Boto Cor-de-Rosa.

Isso mesmo Boto, disse a Sereia, a festa começou desde sexta, dia 26 e a disputa foi emocionante, não deu para o meu Boi Caprichoso levar, mas fizemos muito bonito, disse a Sereia de Manaus. Desde sexta-feira, dia 26 de junho que a gente esta a mais de mil. Ontem terminou e hoje saiu o resultado.

Deixa eu falar o resultado, interrompe o Boto orgulhoso:

O Boi Garantido ganha o seu 27º Título do Festival Folclórico de Parintins. O tema do meu Boi Garantido foi a “Emoção” e demos todo o nosso sangue vermelho de emoção para ver o nosso Boi Garantido ganhar do contrário.

Ganhamos com a magia das nossas toadas, com o encantamento da nossa cor vermelha.

Foi com a força dos espíritos da floresta e a comunhão da raça de sangue guerreiro e vermelho que soubemos superar todas as adversidades. Vencer. Ganhar o Festival de Parintins 2009 é um exemplo de superação.

Nosso barracão ficou debaixo d’água, fizemos nossas alegorias na rua, mas foi com as forças da floresta que a nação vermelha garantida venceu. Eu te amo meu Boi Garantido. Tu és o meu Boi, meu Boi Garantido, o meu Amor.

O Boto esta emocionado, vai chorar Boto? Chacota a Sereia de Manaus.

Ela é ousada. Perde, e ainda que dizer alguma coisa? Chega pra lá Sereia de Manaus, chispa! Vai procurar a sua turma. Fique quietinha ai, que amanhã você fala.

Preciso pontuar que a tecnologia dos carros alegóricos da Marques de Sapucaí no Rio de Janeiro e dos carros alegóricos do Anhembi, em São Paulo, são importadas daqui, do Festival de Parintins, finaliza a Boiúna Cobra Grande.

Uma verdadeira ópera ao ar livre, com a participação de todos, inclusive da platéia em evoluções coreográficas. Carros alegóricos de 30 metros descortinam surpresas e trazem seres dentro de si.

No bate-bola, o Boto Cor-de-Rosa.

Seres como a cunhã poranga, o pajé, o boi

Mas eu não te disse pra ficar com a boca fechada Sereia? Interrompe a Boiuna – a Sereia de Manaus, constrangida, se cala – Calada! Fica ali no cantinho.Você perdeu, hoje você não fala, lembra que eu sou a editora chefa? Fica ai, não sai não, que já esta terminando. Fica ai enfeitando.

Muitos seres do folclore brasileiro desfilaram no Bumbódromo de Parintins esse ano, ora num boi, ora no outro. 2h30 pra cada boi, durante 3 noites.

Cada boi entoou suas lendas e representou seus rituais indígenas, demonstrando os seus costumes ribeirinhos e a sua fé na floresta.

Estamos encerrando mais um Boletim de Parintins aqui no BV. Dia de resultado é assim mesmo, tem um lado que ganha e fica feliz e outro que perde e chora.

Chu-up! Mergulhou a Boiúna Cobra Grande no Rio Amazonas. Chu-up! Mergulhou a Sereia de Manaus. Chu-up! Mergulhou o Boto Cor-de-Rosa, porém antes de cair na água, ouvi o grito:

Garantido é o Campeão!

Related Articles

2 Comments

  1. Ronaldo Sousa 2010/04/02 at 13:02

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  2. Naim 2017/10/06 at 18:06

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Leave a comment

Back to Top