Aquífero Alter do Chão. Na amazônia brasileira é a maior reserva de água potável do planeta terra.

Aquífero Alter do Chão. Na amazônia brasileira é a maior reserva de água potável do planeta terra.

Amazônia, Destaque, Educação

Aquífero Alter do Chão.

A maior reserva subterrânea de água potável do mundo está no Brasil, e fica no subsolo dos estados do Pará, Amazonas e Amapá.

Estudiosos brasileiros, geólogos do Pará e do Ceará, estimam que o volume de água do aquífero Alter do Chão, localizado sob a maior bacia hidrográfica do mundo – bacia do Amazonas/ Solimões – seja de 86 mil km³ de água, muito superior à capacidade do aquífero Guarani – 45 mil km³ de água – que se espalha pelo Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

O aquífero amazônico já era de conhecimento dos cientistas, mas somente em abril de 2010, foi confirmada a sua grande capacidade.

Depois das geleiras, um quinto da água doce do planeta Terra encontra-se na Amazônia onde somente rios e lagos são visíveis a olho nu.

Debaixo do terreno arenoso da Amazônia – que serve de filtro para a água da chuva chegar limpinha ao gigantesco lago subterrâneo – está o maior reservatório de água potável do planeta, o aquífero Alter do Chão. Não existe outro lugar no mundo com tamanha fartura d’água, concluíram os geólogos.

Antes dessa descoberta o maior aquífero do mundo era o aquífero Guarani, que fica debaixo de um terreno rochoso espalhado entre o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

O aquífero Alter do Chão, que pode ter seu nome mudado para aquífero Grande Amazônia, em razão do homônimo ponto turístico do Pará é muito mais fácil de ser explorado por estar debaixo de solo arenoso.

“Quando a chuva cai, penetra com facilidade no solo. A areia faz uma espécie de filtro natural. A água do reservatório subterrâneo chega limpa, boa para beber”, citou Daniela Assayag, correspondente do G1, em Manaus.

A água do aquífero Alter do Chão é de excelente qualidade e dispensa tratamento químico, podendo vir a abastecer todas as cidades da Amazônia. Já existem 10 mil poços particulares e 130 poços da rede pública abastecendo 40% das casas em Manaus, onde a maioria das pessoas ainda depende das águas dos rios com tratamento químico para o consumo humano.

Geólogos, cientistas e pesquisadores buscam apoio da ANA – Agência Nacional de Águas e do Banco Mundial para concluir os estudos da maior reserva estratégica de água do mundo – num planeta ameaçado pelo aquecimento – localizada em solo brasileiro, e que pode ainda ser superior aos 86 mil km³ de água, divulgado.

A avaliação do potencial da vazão do aquífero Alter do Chão é necessária para concluir a real capacidade da reserva subterrânea de água potável e qual a melhor forma de explora-la sem comprometer o meio ambiente.

Os pesquisadores ainda destacam que a qualidade da água do aquífero Alter do Chão é superior a do aquífero Guarani por haver menos poluição na região Norte do que na região Sul e Sudeste do Brasil, que sofre contaminação de metais pesados, flúor e inseticidas usados na agricultura.

A atual capacidade do aquífero Alter do Chão já é suficiente para abastecer toda a população do mundo por até 400 anos, afirmou o geólogo Milton Mata da UFPA – Universidade Federal do Pará, em entrevista para o Jornal Hoje.

Fonte: G1 (Daniela Assayag de Manaus e Glauco Araújo de SP) e Jornal Hoje. Imagens: Google, G1.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top