Bom dia, bons dias, boas novas, boas notícias, tudo de bom.

Bom dia, bons dias, boas novas, boas notícias, tudo de bom.

Autoconhecimento

Bom dia pra vida, bom dia todo dia. E, sempre aguardamos os dias melhores que virão. Essa insatisfação nos incompleta, frustra e rouba a paz nossa de cada dia, o pão nosso de todo dia.

Viver é um exercício diário. Fácil ou difícil? Depende de nós. De como encaramos a nossa própria vida e nos cobramos, e cobramos do outro o tudo de entendimentos pela nossa vitimização.

paz interior meditarMas como convivemos com quem está por perto? Como registramos os fatos? Qual a nossa capacidade de entendimento?

Sempre reagimos, e lá se vão sentimentos e emoções descontrolados. Vomitamos em qualquer lugar, na faixa de segurança embaixo do semáforo, no vaso do sanitário de um bar. Em trânsitos – a intolerância é geral.

Cultivamos a revolta pessoal – condenamos e somos condenados.

Refletimos o espelho do que pensamos, desejamos e construímos em nossa mente, e acabamos por dar mais importância ao que dizem, ao que pensam, ao que falam. Deixe! “Deixe que pensem, que digam, que falem”, já dizia Caetano por todos os séculos. Os outros nunca devem ser mais importantes do que nós mesmos, até porque para amar ao próximo como a si mesmo é preciso ter amor: próprio – amor nosso – e não se dá o que não se tem.

Grandes mestres e grandes pensadores apontam o autoconhecimento pela meditação. Ninguém duvida disso – é uma certeza. Mas negligenciamos a nós mesmos e viramos doutores dos outros, da vida alheia fofocada, novelada como perfeita ou imperfeita em qualquer dimensão e por toda imensidão da vida em suas mídias. Da janela do carro em movimento ao enter dos posts nas redes sociais.

reflexão sobre a vidaHá uma tendência impregnada de julgar e condenar como se fossemos deuses do Olimpo. Denominamo-nos Zeus, Athenas, Poseidon – e incoerentemente entendemos que o certo e o errado são individuais, que toda moeda tem dois lados.

Verdadeiramente sabemos que precisamos nos conhecer bem e melhor todo dia. Todos os dias em busca de paz – a paz é individual. E, conhecemo-nos sim, sabemos no fundo… no fundo… quem somos… e nos julgamos também do bem.

Mas nossa arrogância – que não é nossa; nossa intolerância – que não é nossa; nossa prepotência – que não é nossa; manifestam-se vivas em nossas vidas, e caímos pra levantar. Caímos em contradições escorregando nas armadilhas que nos faz surtar todas convulsões emocionais. Levantamos porque continuamos respirando enquanto há vida.

mandala_flormaio1Ah!… nossa vida de todo dia! Não há dia sem noite – cansaço sem descanso. Ah… vida cheia de vidas e surpresas para se viver e aprender…

Quando terei tempo de esvaziar a minha mente e reprogramar tudo que lá foi depositado desde que abri meus olhos e chorei minha emoção pela primeira vez? Buáaaa…

Deus abençoe a todos, e nos ajude a viver bem e melhor. Amém.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top