Comissário de Bordo – profissão pra quem gosta de voar.

Dicas, Empregos

Voar, voar, voar e voar – só pra quem gosta mesmo.

A profissão de comissário de bordo (aeromoça) surgiu em 1930 por reinvidicação de uma mulher, Ellen Church, apaixonada por aviação que sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo. A idéia fez muito sucesso, e com a popularização da profissão surgiu o “aeromoço”, já que as funções do comissário aumentaram devido ao crescimento do fluxo de passageiros.

Faz parte da vida desses profissionais o conhecer de muitas cidades e países. Eles estão fora da rotina de escritório e da jornada tradicional de trabalho, o que fascina muitos jovens a escolher esse caminho profissional.

Apresentam-se prestativos, simpáticos, atenciosos e gentis, e nunca podem aparentar cansaço. O bom humor é fundamental, o sorriso nos lábios, seu cartão de visita. Nessa profissão a aparência é um grande pré-requisito, como também a boa resistência física, além da disponibilidade para viajar.

Dentre as características desejáveis para a profissão, o comissário deve ter equilíbrio emocional, ter altura e peso compatíveis, serem pacientes, desembaraçados, firmes e discretos.

O comissário que falar uma ou mais línguas além do inglês, têm mais chances no mercado de trabalho, por isso dediquem-se a cursos de línguas estrangeiras para ingressar nessa profissão. Línguas orientais, como o japonês, favorecem o ingresso no mercado internacional.

Para ter mais informações sobre a profissão de comissário, pesquise nessas fontes: Agência Nacional de Aviação Civil, Sindicato Nacional dos Aeroviários, SBMA- Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial e Brasil Profissões.

Fonte: ANAC, Wikipédia, Google, Bing.

Related Articles

2 Comments

  1. NIVALDO COSTA 2009/02/27 at 21:45

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  2. RADA REZEDA 2009/03/05 at 17:07

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Leave a comment

Back to Top