Dicas de Publicidade na internet.

Dicas, Educação, Tecnologia

Com a informação do Ibope que o brasileiro passa 34,5% do tempo online em redes sociais como o orkut, blogs, fóruns e comunidades, as agências de propaganda precisam oferecer aos seus clientes, a publicidade para esse público, e estão considerando um desafio, como disse o Paulo Queiroz da DM9DDB, na semana passada, na Web Expo Fórum 2009 e disse mais: “são locais onde as pessoas acessam em momentos de lazer sem muito interesse na publicidade“, o que eu discordo sobre essa parte da publicidade.

Acredito que não demora muito pra surgir uma nova forma de comunicar, a partir do uso de ferramentas da web. Assim o mercado se surpreendeu com o twitter do Obama, sinalizando a sua movimentação de chegada em caminhadas e comícios durante a campanha. Uma ferramenta que aqui no Brasil, na mão do adolescente, serve mais para a azaração.

E porque não usar de merchandising em comentários nas redes sociais e em pop-up de messenger?

No orkut usuários contratados podem, em seus comentários, fazer merchandising de perfil em perfil, publicando, como fazemos nas mensagens de aniversário de um em um. Nunca como mensagens ou comentários “para todos”, o que caracterizaria spam. E não coloque link, pois no orkut link vira mensagem de spam.

Após adicionar-se como amigo no perfil de alguém por cordialidade e comentários em fotos, criamos laços afetivos e também o ambiente propício para o merchandising muito usado na TV.

Por exemplo, comentar no Orkut:

“Puxa amiga, voce viu na novela das 8 que a Natura lançou uma linha anti-rugas? A Christiane Torloni está usando e é muito legal! Visitei o site da Natura esses dias, e eles estão com uma super promoção. Vale a pena dá um pulinho por lá. No mais fique em paz. Muita saúde e um excelente fim de semana. Um beijo em seu filhote, suas fotos como sempre maravilhosas! Ah! Ia esquecendo, você vai mesmo passar o São João em Sergipe? me fale, tô pensando em ir também. Bjão, bjokas.”

E no Messenger:

No campo do nome do usuário, coloque por exemplo: Feirão Chevrolet. No campo da mensagem pessoal, coloque o período e o local, por exemplo: De 17 a 19 de abril no Estacionamento do Shopping Salvador.

Você subsititui o seu nome por uma frase título, e no campo da mensagem complementa a informação da propaganda. Toda vez que você entrar no messenger, todos os seus contatos irão ouvir o ruído do pop-up e ver subir em seus desktops, no canto inferior direito, a sua  informação publicitária. E no msn pode link. Entre e saia quantas vezes quiser, qualquer coisa você diz que a internet estava caindo. A informação vai ser lida. Você comunica porque o pop-up é automático e avisa que você entrou na rede.

Essas sugestões acima são conclusões minhas enquanto usuário do orkut e do messsenger, e que utilizo na minha comunicação. No caso das agências de propaganda, parece que o foco da maioria está voltado a concursos com prêmios, agregadores de conteúdo, widgets e jogos, como comentado no fórum.

Se você deixou de ir na Web Expo Fórum 2009, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, de 17 a 19 de março, confira o que aconteceu clicando no link. O mercado está atento às soluções rápidas e criativas. Enquanto isso fica a minha sugestão de dicas de publicidade na internet. Que tal procurar os orkuteiros de plantão e propor a sua divulgação?

Que as cabeças pensem, e que a de baixo, sempre use a camisinha.

Fonte: G1, Google, Web Expo Fórum 2009.

Related Articles

5 Comments

  1. Crissy tischer 2009/03/22 at 23:59

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  2. ELISABETE L. DA SILVEIRA 2009/03/24 at 13:31

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  3. Massay Guerreiro 2009/03/25 at 14:42

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  4. Luisa Núbia 2009/03/25 at 21:32

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  5. Karin 2009/03/28 at 10:29

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Reply Cancel

Back to Top