Dicas e truques de interpretação para TV. Como falar para a câmera sem demonstrar nervosismo.

Dicas, Notícias, TV

Dicas e truques de interpretação para TV.

Lindinho tenta zuar o escorregadio Tom Zé

Você está andando na rua e de repente surge um cinegrafista lhe filmando e uma repórter que lhe faz uma pergunta. Você precisa responder. Calma. Isso pode acontecer com qualquer um e em muitos lugares: no mercado, no posto de combustível, na feira e você precisa pensar rápido para responder, e rápido para ficar bem na fita. Como assim?

Não pode travar. Você sabe que seus amigos vão falar que você saiu na TV. É melhor não pagar o mico. Preste atenção nas dicas e truques.

Vamos observar de fora. Faz de conta que você esta se vendo de longe. Quando situações como essa acontecem o cinegrafista esta próximo de você e o seu enquadramento máximo será dos seios para cima – plano busto. Então se ligue!

  • Para a sua gesticulação aparecer, dobre os cotovelos antes de gesticular com as mãos se a câmera estiver a 2m de você (veja o exemplo da gesticulação de Xuxa).

Todo o processo de concentração para responder pode lhe deixar tenso(a), e você precisa olhar para o buraco negro que é a lente da câmera. O que fazer? Anote também esse truque, que vai parecer que você esta relaxada mesmo estando tensa.

Raciocine comigo. Uma pessoa tensa fica dura e retesada. Então busque construir um arquétipo, usar uma máscara corporal que disfarce essa tensão. Como assim? Basta que durante o intervalo de frases que você esta proferindo durante a entrevista, você lembre de mudar o ponto de apoio do seu corpo no solo – lentamente.

  • Para parecer que está tranquilo troque lentamente o ponto de apoio do corpo.

Inicie sua resposta apoiado seu corpo na perna direita e depois troque o apoio para a perna esquerda. Mas nada de exageros para não ficar rebolando demais. No vídeo um movimento pequeno fica enorme.

Outro pesadelo é a história de que fica gorda no vídeo. Mais um truque.

  • Se você é gordinha(o) peça para o cinegrafista lhe filmar em “plonger”, de cima pra baixo.

Com a câmera elevada, o ponto de vista lhe deixa mais magra(o).

E para demonstrar que você interpreta emocionalmente o que sai da boca:

  • Para demonstrar emoção, trabalhe com o ritmo das frases que você pronuncia controlando sua respiração.

Fale uma frase mais lenta do que a outra, e intercale uma frase rapidinha, para dar o colorido e facilitar a curva dramática.

Fôlego: controle a sua respiração no diafragma para conseguir mais fôlego. Fazer exercícios de respiração faz bem para vida. Se ainda não sabe procure aprender.

O exercício de gravação de textos na frente da câmera, de forma disciplinar feito em escola de TV lhe garante uma maior segurança e desenvoltura em situações surpresas. Mas lembre-se que para falar em público ou para a câmera, precisamos também cuidar da nossa dicção. É aí que entram os cursos de teatro que trabalham improviso, respiração e dicção.

Em Salvador na Bahia, o curso de interpretação para TV da Cap Escola de TV (71) 8774-8870 é um bom caminho para o aprendizado dessas técnicas de interpretação e os alunos gravam textos de propaganda, jornalismo e teledramaturgia.

A diretora é a professora e a atriz Rada Rezedá, que já desenvolve esse trabalho na Bahia desde 1996. Uma boa porta para novos atores ingressarem na telinha.

  • Ligue 71 8774-8870 e garanta já a sua vaga na CAP Escola de TV.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top