Ensaios, danças e coreografias de Parintins. O Festival de Parintins vai começar!

Amazônia, Educação, Histórias do Valdikim, Humor, Música, Notícias

Chuá-chuá-chuá, saem do Rio Amazonas os 3 correspondentes do BlogdoValdikim.

Boletim de Parintins. Direto dos estúdios de Parintins, a Boiúna Cobra Grande, fala com o Boto Cor-de-rosa e a Sereia de Manaus que foram aos ensaios dos bois, selecionar os melhores momentos pra você!

Recapitulando pra não haver dúvidas, diz a Sereia de Manaus:
– O Festival de Parintins esse ano acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho, quando toda a Amazônia festeja no bumbódromo de Parintins, o boi-bumbá ou bumba-meu-boi. É a nossa cultura e o nosso folclore que desfila aos olhos do mundo com toda cor, beleza e riqueza.

– É isso mesmo Sereia de Manaus, hoje você está inspirada, comenta a Boiúna Cobra Grande. E diretamente do ensaio do Boi Garantido vamos falar com o Boto Cor-de-rosa. Como estão as coisas por ai, bonitão?

– O ensaio do Boi Garantido já começou e está tudo pronto para o 44º Festival de Parintins. A animação toma conta da cidade, que já esta pintada de azul e vermelho, as cores do bois Caprichoso e Garantido, respectivamente. Caprichoso é azul e Garantido é vermelho, só pra reforçar. O duelo das 3 horas pra lá, 3 horas pra cá, já pode começar. Pega daí Sereia!

– Todo dia chega gente. Ai, ai, ai! Três mil e quinhentos foliões fantasiados, vão dançar e cantar toadas em homenagem aos bois de Parintins! Boiunão?.

– Que mania de me chamar de Boiunão, Sereia de Manaus! A lenda do boi-bumbá ou bumba-meu-boi é contada em toadas simples, enquanto os foliões encenam a lenda de Catirina: a roceira grávida que fez seu marido, Pai Francisco, matar o boi do patrão pra comer a língua desejada, e em seguida, fez o bicho ressuscitar com ajuda do pajé.

– Mas me fala como esta o ensaio do Boi Garantido, Boto! Esse Boi Garantido, ta garantido mesmo?

– Ta de arrepiar Boiúna Cobra Grande, veja a coreografia da toada do Ritual Dení do Boi Garantido 2009, criada pelo Hélio!

– Uau! Tá demais, né Boto Cor-de-rosa!

– Agora, olha daí Boiúna Cobra Grande o que a Sereia de Manaus achou aqui em Parintins! Esse é o Carlos!, o meu caprichoso, dançando a coreografia da toada “Eu Sou a Lenda”, do Boi Caprichoso 2009. Vê se aprende Boiunão!

– Que irritação essa Sereia de Manaus me chamando de Boiunão!

– Não liga não Boiúna Cobra Grande. Aprende a coreografia do caprichoso 2009 ai, que eu e a Sereia de Manaus vamos mergulhar no Amazonas por aqui mesmo: chuap-chuap!

– Tudo bem, Boto Cor-de-Rosa, até a próxima Sereinha! Vou mergulhar no Amazonas na perna de rio que passa aqui do lado do estúdio. E pra vocês que ficam, até o próximo Boletim de Parintins, aqui no BlogdoValdikim. Chuap!

Assistam a propaganda do 44º Festival Folclórico de Parintins feita pelo Governo do Amazonas.

Fonte: YouTube, Portal Parintins, Band, G1, Uol, Terra, Google Imagens.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top