Máquina de matar: o dragão-de-komodo é peçonhento.

Bizarros, Educação, Notícias

Um dos mais temíveis predadores.

Em sua fase adulta o dragão-de-komodo chega a medir 3 metros e pesar 100 quilos. Cientificamente foi comprovado recentemente, que o maior lagarto do mundo, nativo da Indonésia, é peçonhento, ou seja, produz veneno.

A descoberta das glândulas venenosas no parente próximo do extinto Varanus priscus, nativo da Austrália – o maior animal peçonhento que já existiu – ocorreu por acaso na Universidade de Melbourne, Austrália, através da análise de um desses lagartos em fase terminal vindo do zoológico de Cingapura.

Hoje o dragão-de-komodo é considerado um dos mais temíveis predadores. Ele pode matar grandes animais, não somente pela sua mordida afiada, mas principalmente pelo seu veneno que impossibilita a coagulação e aumenta a pressão sanguínea, tanto quanto o veneno de uma cascavel.

O professor Dr. Bryan Fry, um dos responsáveis pela pesquisa comenta:

“Depois que encontramos as glândulas que produzem veneno descobrimos que a morte provocada pelo dragão é na verdade bem rápida e sem muito contato. Acreditamos que os dragões são capazes de imobilizar as presas com o veneno da mordida, que aumenta o estrago feito pelos dentes afiados.”

O primeiro caso de morte humana pelo ataque desse predador foi registrado em 2007, na Indonésia, quando uma criança de oito anos morreu sem que ninguém desconfiasse da possível existência de veneno na mordida do maior réptil do mundo, chamado de dragão-de-komodo. Esse dragão não voa como nos filmes de Hollywood, mas tem adjetivo de filme americano: “máquina de matar”.

Assista um documentário sobre o lagarto gigante da Indonésia.

Fonte: Vídeo do YouTube canal de Coongo; Fotos: Google Imagens; Conteúdo: G1 Ciência e Saúde.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top