Maricá dos cafezais, ao turismo nos dias atuais.

Turismo

Maricá, Rio de Janeiro, Brasil.

Maricá na região metropolitana do Rio de Janeiro é um dos municípios que mais cresce em população. 30% de 2005-09, abrigando hoje quase 120 mil habitantes. Sua maioria vinda de cidades grandes procurando descanso em suas praias, dunas, lagoas e belas paisagens.

Um pouco da história de Maricá.

No século XVI o Padre José de Anchieta chegou à Lagoa de Maricá para visitar as terras que foram doadas às sesmarias, presenciando o início de sua colonização em São José do Imbassaí e em Manoel Teixeira, perto da capela de Nossa Senhora do Amparo. Em razão de doenças e febres, a população migrou para junto da lagoa criando a Vila de Santa Maria de Maricá em 1814.

Com a Proclamação da República em 1889, foi elevada a cidade pelo seu desenvolvimento, separando-se do Rio de Janeiro, Cabo Frio e Vila de Santo Antônio de Sá.  Após a Lei Áurea, Maricá dedicou-se a atividades agro-pastorais, indústrias de pequeno porte, exploração de minerais, construção civil, pesca e finalmente ao turismo em razão das suas belas praias e lagoas.

Águas claras e esverdeadas com temperatura morna, grutas, vegetação de restinga, dunas, praias com quiosques, surfistas e pequenos barcos pesqueiros são vistos nas praias de Maricá, Barra de Maricá, Ponta Negra, Jaconé, Araçatiba, Cordeirinho e Praia de Guaratiba.

A topografia da região cria paisagens mágicas como as vistas da praia de Itaipuaçu, rodeada pela Pedra do Elefante, Serra da Tiririca, Pedra da Itaocaia e diversas construções. Na pequena praia de Jacaroá encontramos um solo arenoso, com lama na região mais profunda e ancoradouro para barcos pequenos. Na Lagoa de Maricá – ligada à todas as outras lagoas e na Guarapina, é que se praticam os esportes náuticos.

Mais lagoas: Lagoa do Jaconé, divisa entre Maricá e Saquarema,  Lagoa da Barra, entre Maricá e Serra do Caju e Lagoa do Padre, de águas mornas.

Em Maricá encontramos também igrejas construídas pelos escravos, como a Paróquia Nossa Senhora do Amparo e a Capela São José de Imbassaí que serve como mirante para o Canal de São Bento e a Lagoa de Maricá. No Farol da Ponta Negra que até hoje funciona, encontramos outro mirante panorâmico de toda a Maricá.

A atual Casa da Cultura fica onde foi construída no século XIX a Antiga Câmara e Cadeia. A Fazenda Itaocaia, visitada por D. Pedro I, cheia de lendas desde a época dos seus cafezais, tem sua senzala e dependências abertas para a visitação. A Estrada de Ferro de Maricá, por onde já passaram trens, está presente nas estações, trilhos, túnel e uma ponte no bairro de Inoã. O Aeródromo – Aeroporto de Maricá fica no centro da cidade. A área urbana é formada por bairros e condomínios. No litoral e nas margens das lagoas, concentram-se as casas de veraneio. Seu principal rio, que abastece o centro da cidade, é o Rio Itapeba/Mombuca.

Pra chegar de carro até Maricá do Rio de Janeiro, vá pela ponte Rio-Niterói e saia pelo acesso Tribobó-Maricá. Pegue a Alameda São Boaventura pela RJ – 104 até Tribobó e vire à direita na Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106) até o KM 28,  entrada para Maricá.

Uma dica: não deixem de passar no Bar da Lôra, point da saideira – diversão com videokê e uma boa cerveja gelada, que agita a noite bem climatizada. Fica aberto até mais tarde e a Lora é uma simpatia!

Fonte de informações e imagens: Pesquisa Google e Bing sobre Maricá-RJ.

Related Articles

1 Comment

  1. Marcelo 2014/11/02 at 18:49

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Leave a comment

Back to Top