O Valdikim

Produtor, diretor, ator, músico e publicitário com experiência em comunicação política. Designer e editor de sites, blogs e fanpages.

Valdiky Moura

Artista com estudos de música, administração, teatro, televisão e artes plásticas. Publicitário com experiência em produção, atendimento, marketing político e licitação.

Valdiky formou-se em administração de empresas na Universidade Católica do Salvador e ingressou na área publicitária, inicialmente como gerente administrativo e financeiro.

Por ter estudado música dos 6 aos 20 anos na Escola de Música da UFBA, participou de vários festivais de música intercolegiais e universitários, como compositor e arranjador. Durante vários anos tocou flauta transversal em eventos, igrejas, bares e restaurantes, até ingressar na área de produção musical.

Depois de ganhar o Troféu Caymmi de Melhor Produtor Musical da Bahia em 1990, Valdiky deixa a área financeira em que atuava numa agência de propaganda e dedica-se à produção e direção de comerciais para TV, clipes musicais, documentários, projetos educacionais com a participação de crianças e diversos programas de TV, a exemplo do Rada Vai às Compras, Axé TV, Programa Bacana, Buzu Bacana e Xodó Show, este  último voltado aos cuidados com os animais domésticos, numa parceria com o produtor Alex Diaz.

Assista um episódio do Buzu Bacana.

Na área de marketing político e governamental: coordenação de campanha política, atendimento, concorrências públicas e assessoria de internet, com trabalhos para políticos nas cidades de Camaçari, Conceição do Coité, Vitória da Conquista, Itabuna, Dias D’Ávila, Salvador, Aracaju, Maceió e Fortaleza.

No teatro: ator, músico, produtor e diretor em trabalhos realizados na Bahia. Amor Materno, Séquiço Frágil, Um Tiro no Coração, Gregório de Matos e Guerra, são alguns exemplos.

Seu vídeo Frutas Ôba!, gravado com crianças para o “Festival A Imagem em 5 Minutos” virou propaganda na TV e novos projetos infantis surgiram: Planeta Criança com a escritora Marlu Chaves, vários comerciais sobre qualidade de vida, clipes musicais e quadros educativos para programas de TV.

Nome artístico a partir de 2013: Valdiky Moura – Valdiki Moura, o Valdiki M., Valdikim, foi professor de interpretação para TV, produção e direção de audiovisuais durante 8 anos, quando desenvolveu diversos projetos em vídeo com a participação de seus alunos: crianças, adolescentes e adultos, a exemplo do curta intitulado Paralelepípedo – ficção/2003, exibido na Mostra de Cinema da Bahia.

Assista o “professor de matemática” personagem interpretado pelo ator Valdiky Moura nas vídeoaulas do Projeto Escola Viva da Secretaria de Educação da Bahia.



Esse outro vídeo foi gravado em março de 2009.

Um teste de ator com um texto de declaração de amor.

Quando concorreu ao BBB8 – Big Brother Brasil 8.

Foi do exercício de blogar no BBB8 da Rede Globo, que nasceu a idéia de fazer o Blog do Valdikim em 2009.

Em 2012, Valdiky sentiu-se seguro para apresentar-se cantor controlando a passagem de ar pelas cordas vocais, como faz quando toca flauta transversal emocionando pessoas. 

Havia deixado de cantar apoiando as notas cantadas no diafragma dos 11 até os 35 anos, cantava mas não tinha alma. Mas percebia que sua alma aparecia ao tocar flauta trasversal. Consciente disso, depois de 24 anos, iniciou a mudança treinando a voz nos videokês por onde morou: Aracaju, Maceió, Fortaleza, Maricá e Salvador. 

E ainda bem que chegou o The Voice Brasil 2012, que permitiu que pessoas com mais de 35 anos pudessem participar de um concurso de voz no Brasil. Pois em 2002 quando surgiu o Fama, a idade limite era de 35 anos, quando Valdiky já tinha 37.

Mas tudo no tempo, tem tempo. O Tempo dá, o tempo tira, o tempo passa e a folha vira. Com vocês: Ainda Bem cantada por Valdiky Moura e sua flauta transversal.

The Voice Brasil – Valdiky Moura

Back to Top