The Voice Brasil. Valdiky Moura cantando Ainda Bem, de Marisa Monte.

The Voice Brasil. Valdiky Moura cantando Ainda Bem, de Marisa Monte.

Música, TV

The Voice Brasil 2012.

Valdiky Moura iniciou seus estudos de música aos seis anos, no Curso Preparatório de Música, da Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia.

Cantou no coral da UFBA dos 8 aos 11 anos, quando errou solando e ouviu que sua voz não prestava. Traumatizou.

Aos 35 anos, após idas e vindas em fonoaudiólogos ouvindo não ter nenhum problema na voz, caiu a ficha. Voltou a cantar experimentando com a voz o que aprendeu tocando flauta transversal.

Na adolescência, Valdiky organizou festivais de música no Salesiano, levando sua escola ao Festival de Música Intercolegial, com composições em parcerias com hoje, o maestro Alfredo Moura e sua irmã Rita Moura, dentre outros músicos como Cezário Leone, Sueli Sodré, Kitty Canário e Sarajane.

No festival de música da Universidade Católica, aos 17 anos, quando já estudava administração, recebeu a menção honrosa de melhor arranjo para flauta transversal com sua música “Canção pra Você”, uma poesia musicada pela professora de violão Hilda Costa, cantada por Silvia Martins.

Após completar 18 anos passou a tocar em bares e restaurantes de Salvador: Bistrô do Porto, Bistrô do Luis, Bar Canoa, Restaurante Casarrara, Segredos de Itapuã, e ingressou na famosa orquestra de Ed Mandarino, com apresentações semanais, nas casas de shows New Freds e Casablanca.

Fez também oficinas de teatro com Fernando Guerreiro, Bia Lessa, Paulo Autran, Paulo Atto e Direção Teatral, na UFBA encenando “Amor Materno”, de Strindberg, no Solar do Unhão, sob a supervisão do professor de teatro Deolindo Checcucci, com a participação das atrizes Tereza Araújo, Marísia Mota e Jeane Passos. Na foto, cena de “Gregório de Mattos e Guerras”, dir. Márcio Meirelles, no Circo montado na Praça Municipal de Salvador.

Aos 24 anos aceitou o convite da cantora alagoana Silvia Nazário, hoje radicada em Portugal, para produzir seu show musical concorrente ao Troféu Caymmi. Silvia Nazário ganhou o prêmio de revelação e seu marido Cláudio Kumar, o de melhor direção musical, e como já estavam fora do país, foi Valdiky que subiu ao palco do Teatro Iemanjá, no Centro de Convenções da Bahia, para receber os prêmios. Naquele momento Valdiky desejou ganhar o prêmio de melhor produtor musical da Bahia, e no ano seguinte foi o que aconteceu. Produziu quatro shows para o Troféu Caymmi, levou duas indicações, uma no primeiro e outra no segundo semestre, como melhor produtor dos shows de Gau Simões e Duda Valverde, e ganhou o Troféu Caymmi de Melhor Produtor em 1990, mudando da área administrativa e financeira para a área de produção publicitária.

Em 1992, assume a produção de RTVC da Idéia 3 Comunicação, onde ganha os prêmios Fonogramas 92 e 93, como melhor produtor de jingle e spot publicitário. Passa também a dirigir comerciais e documentários para TV, e casa-se com a atriz Rada Rezedá, dedicando-se a carreira de sua mulher, quando produziu e dirigiu diversos programas na Band Bahia. Em parceria com Rada, ainda cria o Curso Ator de Propaganda, que facilitou o ingresso de seus colegas, atores de teatro, no meio televisivo publicitário baiano.

Valdiki aos 35 anos passa a fazer locuções. Sua dificuldade maior foi produzindo uma campanha política no interior da Bahia, gravar uma chamada política com um timbre de voz bem grave. Para esquentar a voz cantou “Flor de Liz” de Djavan e percebeu que podia voltar a cantar apoiando as notas musicais no diafragma, como faz na flauta, e assim mergulhou nos videokês por onde morou: Aracaju, Maceió, Fortaleza, Rio de Janeiro e Bahia, desenvolvendo sua técnica a partir da observação do valor das palavras e sílabas ditas e cantadas, sempre reinterpretando, dando uma nova roupagem, um novo arranjo.

Aí veio o “Fama” com o seu limite de idade: 35 anos, quando já tinha 37. Mas a esperança não se apagou. Somente em 2012, com a chegada do The Voice Brasil, o administrador e publicitário, em meio a concorrências publicitárias e campanhas políticas encontra um novo caminho para soltar a voz e desabafa:

“Ainda bem que chegou o The Voice, que permite que pessoas com mais de 35 anos possam participar de um concurso de voz no Brasil”, e segue tocando e cantando com a voz do seu coração a música “Ainda Bem” de Marisa Monte.

Assista ao vídeo de inscrição de Valdiki Moura, o Valdikim, no The Voice Brasil 2012 da Rede Globo.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top