“Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado” na Sala de Arte da UFBA.
Cinema, Educação, Notícias 2009/05/25Filme contra à exploração sexual de crianças e adolescentes.
O lançamento do filme “Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado” dia 29 de maio na Sala de Arte da UFBA em Salvador, faz parte das ações de mobilização, que acontecem em todo Brasil, pelo Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O filme trata com intimidade o turismo sexual no Brasil e a vergonhosa realidade do tráfico internacional. Mulheres, travestis, crianças, viram produtos descartáveis num comércio que movimenta milhões de dólares e envolve autoridades, estabelecimentos comerciais, exploradores diretos e indiretos e turistas estrangeiros pervertidos que vem ao Brasil em busca de um ‘Pindorama Sexual’.
Um trabalho de pesquisa.
Joel Zito Araújo, diretor do longa, pesquisou o nordeste brasileiro, e algumas cidades européias, colhendo depoimentos impressionantes para o entendimento da complexa questão.
O que leva uma menina à prostituição?
Falhas na estrutura familiar? Imposição da sociedade de consumo? Falta de afeto? Falta de ações governamentais voltada aos jovens?
Brasil
Os aliciadores crescem a todo instante. O lenocínio é prática em todo o nordeste (e praticamente todo o Brasil) e alimenta uma rede enorme.
Turismo Sexual
Os homens europeus vêm ao Brasil em busca de prazer. O que pensam esses “lobos do norte?”. O que procuram? Que estigmas da escravidão e da segregação racial ainda estão abertos? Essas e muitas outras questões são levantadas ao decorrer do “Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado”.
Ingressos gratuitos
A distribuição do filme, feita pela Pipa Produções, é baseada no conceito da Distribuição Criativa, onde ingressos gratuitos serão disponibilizados ao público, em pontos estratégicos, nas praças de exibição.
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos/ Comissão Intersetorial do Governo Federal e Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes viram no filme uma forte ferramenta para ser utilizada no combate ao abuso e à exploração sexual. Assim, são parceiros nesse projeto de lançamento nacional e o filme será utilizado como peça fundamental das ações do dia 18 de maio e de seus desdobramentos.
Cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria até consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte. Duração: 107’52’’. Assista ao trailer do filme.
Estréias:
22/05 – Recife, Brasília e Belo Horizonte.
29/05 – Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Belém.
O que é distribuição criativa dos ingressos?
O projeto foi idealizado por Isabelle Cabral, da Pipa Produções, como alternativa para produções cinematográficas com baixo orçamento, para atuar na distribuição, exibição e divulgação de filmes nacionais. Para isso, cria o conceito de Vale-cinema e Promoção Criativa e conta com apoios fundamentais de exibidores e produtoras locais, numa parceria inédita em prol do cinema nacional.O vale-cinema é um ingresso subsidiado pelo patrocinador e é distribuído gratuitamente ao público.
“Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado” é o quinto filme lançado dentro do conceito da Distribuição Criativa. Serão distribuídos 1.000 ingressos em cada uma das sete praças de exibição e a rede de distribuidores criativos cuidará de todos os detalhes localmente (promoção do filme, distribuição, assessoria de imprensa, etc).
Ficha Técnica:
Direção e produção executiva: JOEL ZITO ARAÚJO – Fotografia: ALBERTO BELLEZIA – Captação de som: ANTONIO MURICY – Produção e Assistência de direção: LUIS CARLOS DE ALENCAR – Montagem: MÁRCIA WATZL – Roteiro: JOEL ZITO ARAÚJO, JOSÉ CARVALHO – Voz off: JOEL ZITO ARAÚJO – Arte e Videografismo: CUBÍCULO, FÁBIO ARRUDA E RODRIGO BLAQUE.
Produtores regionais:
Ceará: FLOR FONTENELE E DANNY CAMPOS – Rio Grande do Norte: JOLUZIA BATISTA E MÁRCIA MELO – Pernambuco: FABIANA JANSEN E SHIRLEY HUNTER – Salvador: PEDRO LÉO – Rio de Janeiro: FLÁVIA OLIVEIRA – Berlim e Roma: SIDNEY MARTINS.
Produtor de Finalização: JORGINHO CAVALCANTI – Assistência de Produção: LUIZA ALMEIDA E ANTONIO GIL DOS SANTOS – Assistente de Edição: MATHEUS OLIVEIRA – Consultores: EMMA CERVONE, HELENA OLIVEIRA SILVA, FABIANA GORENSTEIN – Finalização: TELEIMAGE – Produção: CASA DE CRIAÇÃO CINEMA
Fontes: Release divulgação, You Tube, Google.
2 Comments
Hi, this is a comment.
To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.
Hi, this is a comment.
To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.