Voo 447: corpos encontrados do acidente com o avião da Air France.
Tragédias 2009/06/06Airbus 330 desapareceu no oceano Atlântico na rota Rio-Paris.
Informações atualizadas as 19h53 de 09/06 – terça-feira.
Até o momento, das 228 pessoas de 32 nacionalidades a bordo, entre passageiros e tripulantes, 41 corpos foram encontrados e resgatados. 16 corpos já estão em terra firme em Fernando de Noronha e seguirão para o IML de Recife. Os corpos encontrados e resgatados estavam boiando no oceano desde o dia 31 de maio quando aconteceu a tragédia no Atlântico e a identificação dos corpos será feita através de testes de DNA.
A FAB avistou muitos outros corpos boiando no oceano e as fragatas e corvetas estão a caminho para o resgate dos corpos e destroços. O IML de Recife foi isolado numa área de 1 Km para evitar excessos de curiosos. A identificação dos corpos será feita por legistas brasileiros que estão no local.
Veja a lista de objetos encontrados pela Marinha do Brasil:
1 mochila;
1 cartão de vacinação (que estava na mochila);
1 pasta de couro;
1 bilhete da Air France (que estava na pasta de couro);
1 laptop;
1 poltrona azul (da mesma cor das poltronas do avião) com número de série 237011038331-0. Um dos corpos estava preso ao assento da poltrona;
1 parte da asa do Airbus 330 que fazia o voo 447 da Air France, dentre outros destroços como partes da estrutura do avião, assentos, telas de LCD, máscaras de oxigênio e pertences pessoais dos passageiros do Airbus 330.
3 peritos e 1 papiloscopista (profissional responsável por colher e analisar impressões digitais) da Polícia Federal estão no local para facilitar a identificação dos corpos.
A novidade é a primeira das 24 mensagens enviadas pelo Airbus 330 nos seus últimos 4 minutos indicando que o leme do avião teria quebrado, indicando que um problema estrutural pode ter provocado a tragédia do voo 447.
O Airbus 330 da Air France caiu a 400 milhas (740 km) do arquipélago de Fernando de Noronha em Pernambuco. Ninguém sabe ainda qual o motivo do sinistro, mas já se tem a certeza de que houve forte turbulência, despressurização e pane elétrica, porque a aeronave do vôo 447 enviou alerta automático pedindo socorro.
As buscas por corpos e destroços da aeronave foram intensificadas: mais navios, novas fragatas, corvetas, aviões e helicópteros num esforço conjunto dos governos francês e brasileiro para encontrar o mais rápido possível o que for possível de ser encontrado nas condições adversas do meio do oceano Atlântico. Participam da operação de resgate dos corpos e destroços, 14 aeronaves e 6 embarcações.
“A prioridade é encontrar corpos e depois os destroços. Vale ressaltar que a cada achado isso se traduz na ampliação da área de buscas”, informou Giucemar Barbosa Cardoso, capitão-de-fragata e chefe do centro de comunicação da Marinha do Brasil.
Henry Wilson Munhoz Wender, tenente-coronel aviador, do Centro de Comunicação da Aeronáutica, informou desde doomingo que foi encontrada uma parte da asa da aeronave e assentos do Airbus da Air France desaparecido em 31 de maio. Assista ao vídeo:
“Eu gostaria de ressaltar aqui as responsabilidades de cada instituição: a busca e o resgate por corpos e destroços da aeronave são de responsabilidade da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira; os pertences dos passageiros que estão sendo localizados são de responsabilidade da empresa aérea; a investigação é responsabilidade das autoridades francesas; e, por fim, a identificação dos corpos é de responsabilidade da Polícia Federal e da Polícia Civil de Pernambuco”, informou Munhoz, tenente-coronel da Aeronáutica.
Fonte de pesquisa: notícias dos sites Youtube, G1 e UOL.
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