Folha da Mangabeira para hipertensos. Planta medicinal contra a pressão alta, é melhor que remédio.

Folha da Mangabeira para hipertensos. Planta medicinal contra a pressão alta, é melhor que remédio.

Destaque, Saúde

Mangabeira para hipertensão.

O estudo foi realizado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, onde os pesquisadores concluíram que na dose certa, a mangabeira é mais indicada do que remédios no combate à pressão alta.

O chá da mangabeira em folha ou casca inibe a produção de substâncias que causam a hipertensão, além de ser um excelente vaso dilatador.

Por exemplo, o Captopril – remédio usado no tratamento da pressão alta – tomou de 10 x 0 do extrato da folha da mangabeira dissolvido em água. A substância que possui três princípios ativos contra a pressão alta foi ingerida por camundongos hipertensos e após análise laboratorial, ficou comprovada a eficácia da mangaba, dez vezes mais potente do que o remédio Captopril, no tratamento de hipertensos. Nos ratos de laboratório a pressão arterial desceu para níveis normais e ficou controlada.

Os cientistas brasileiros alertam para a administração do extrato da mangabeira na dosagem certa. Os testes com o extrato da mangabeira em humanos devem ser iniciados ainda em 2010, com o acompanhamento dos cientistas.

“O uso do medicamento se faz em doses muito mais baixas e muito mais efetivas do que o chá da mangaba preparado rotineiramente”, esclarece a pesquisadora Virgínia Soares Lemos, do departamento de farmacologia da UFMG

O chá da folha da mangaba ou de seu tronco, não deve ser administrado sem prescrição médica, alerta a especialista em plantas medicinais da UFMG, Maria das Graças Lins, pois a dose em excesso das substâncias ativas da mangabeira, que agem diretamente no combate à pressão alta, pode não fazer efeito algum e até mesmo fazer mal ao hipertenso. Ou seja: nada de tomar remédio, nem chá de folha da mangabeira, sem avisar ao médico que acompanha o seu quadro clinico de hipertensão.

Assista a reportagem do Jornal Nacional sobre a Mangaba.

Os pesquisadores da UFMG também estão estudando os efeitos da raiz da planta olho-de-boi, no combate à pressão alta.

A mangaba medicinal é vendida em pedaços do tronco da mangabeira nas lojas de produtos naturais. Os vendedores dizem ser bom para o controle de diabetes, colesterol e hipertensão.

O que a sabedoria popular já dizia agora foi comprovado em pesquisa científica, e com resultados que surpreenderam os cientistas farmacêuticos.

Não tome remédio sem o acompanhamento clínico de um médico. Leve a sua saúde a sério.

Para quem deseja saber como se faz o chá – se com a casca ou com a folha da mangabeira – e a dosagem certa, existem dois caminhos: o primeiro é ir ao médico e perguntar. O segundo caminho é ir até uma loja de produtos naturais e buscar as informações de quem já vende o produto. Mas atenção: com saúde não se brinca.

Centro de Comunicação – Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte

CEP 31270-901 – MG/Brasil – Fone:  (31) 3409-4186/ (31) 3409-4186  – Fax: 3409-4188

Fonte: G1, Jornal Nacional, Globo Vídeo, Google, site UFMG, YouTube, TV Futura.

Related Articles

Leave a comment

Back to Top