Orixá Ossain. Orixá dos Segredos das folhas, raízes e cascas.

Orixá Ossain. Orixá dos Segredos das folhas, raízes e cascas.

Autoconhecimento, Espiritualidade

Assista o vídeo da música do orixá Ossain no final deste artigo.

Òsonyín Ewé ó ! Ewé àsà ! O orixá das ervas chama-se Ossaniyn ou Ossain. É o deus do candomblé que rege as folhas, tanto as medicinais, quanto as litúrgicas. Sem a presença de Ossain nenhuma cerimônia se realiza. O orixá usa pilão, se veste de verde e tem em suas mãos uma ferramenta com sete pontas com um pássaro no alto de sua ponta central.

Ossain com sua reza desperta o poder do axé das folhas.

O pássaro na ponta da seta, que carrega em sua mão, representa o mensageiro que voa por toda parte e pousa na cabeça de Ossain para lhe contar sobre tudo. O pássaro é um símbolo usado por feiticeiras chamadas de elewú-eiyé, ou seja, “proprietárias do pássaro-poder”.

Conta a lenda que Ossain vive na floresta junto com àroni, um anãozinho de uma perna só, que fuma um cachimbo feito com a casca de caracol, num talo oco cheio de suas folhas preferidas.

O segredo das folhas que trazem calma, vigor, sorte, glória, honras, e mesmo miséria, doenças e até acidentes foi passado a Ossain por Olodumaré. O poder das folhas é de Ossain e nenhum outro orixá tem poder sobre planta alguma, dependendo sempre de Ossain para assegurar saúde e ter sucesso nas suas empreitadas.

Na lenda, Xangô, guerreiro destemido, irritado por esta desvantagem, tentou tirar de Ossain essa propriedade das folhas e junto com Iansã, a senhora dos ventos, sua esposa, fez um plano para tirar de Ossain a cabaça de folhas poderosas que ele pendurava em certos dias no galho do Iroko.

Xangô pediu pra Iansã uma tempestade forte de ventos, o que lhe foi atendido de bom grado, fazendo telhados de casas, árvores e as folhas, que estavam na cabaça de folhas poderosas, voarem pelos ares quando cada orixá segurou a sua folha.

Todas as divindades passaram a ter suas ervas e folhas próprias, mas Ossain continuou como guardião delas porque somente ele sabe o segredo de suas virtudes e quais palavras devem ser ditas para despertar o axé de cada folha e planta.

Outra lenda conta que Ossain trabalhava na roça de um orixá fun-fun (da cor branca) chamado Orunmilá, que detinha o conhecimento do oráculo divinatório. Sua tarefa era cultivar os campos, mas ele não conseguia podar as plantas, nem limpar o terreno para plantar, por perceber nas plantas a sua utilidade de cura.

Orunmilá, foi pedir explicações, uma vez que o serviço não andava e descobriu estar diante de um ser encantado de grande conhecimento. Orunmilá então deu a Ossain uma posição de destaque dentro do oráculo divinatório de Ifá para poder ter acesso aos segredos das folhas.

Os filhos de Ossain são equilibrados. Sabem controlar seus sentimentos e emoções e não deixam simpatias e antipatias interferirem nas suas opiniões sobre nada, nem pessoas, nem acontecimentos.

São indivíduos auto-suficientes, que possuem uma extraordinária reserva de energia criadora e não deixam transparecer as suas emoções. Gostam da família, são caseiros e preferem o seu próprio mundo evitando as badalações.

Os filhos de Ossain são desprendidos de vaidade e ambição, e sempre se envolvem em questões humanitárias para diminuir o sofrimento das pessoas. Normalmente estudam botânica, ou, simplesmente, mexem com as plantas com muita habilidade. São pessoas que gostam muito de preparar chás e usar remédios naturais.

Seu dia da semana é terça-feira e suas cores são o verde-mata, o branco e o preto. Os seus domínios são as matas, as florestas, as raízes e as folhas. As oferendas, que devem ser arriadas no tempo, são raízes e folhas, como a mandioca ou inhame, folhas de fumo e folhas de café. Suas comidas preferidas são bode e galo e a sua saudação: Ewê ô! Na maioria das vezes é representado com uma perna.

Ossain é de fundamental importância para a realização de cerimônias e rituais do Candomblé.

Ewé ô! Ewé ô! – Oh! As folhas! Oh! As folhas! Foi o grito de Ossain ao ver as folhas espalhadas no tempo.

Assita o vídeo da música do Orixá Ossain Senhor das folhas.

Fonte: Wikipédia, site Ossain.

Related Articles

4 Comments

  1. joso 2010/09/15 at 22:06

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  2. ivanice 2010/10/19 at 11:18

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  3. jonas 2011/12/01 at 19:43

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

  4. Luiz Augusto 2011/12/01 at 22:52

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in and view the post's comments. There you will have the option to edit or delete them.

Leave a comment

Back to Top